Autossuficiência
1. Condição do que se basta a si próprio.
2. Contentamento excessivo consigo mesmo, orgulho, petulância.
3. Produção suficiente para as necessidades do consumo.
in Priberam
1. Característica de autossuficiente; independência.
2. Condição de quem se consegue sustentar, providenciando o necessário para a sua própria sobrevivência.
3. Estado de autonomia ou falta de dependência financeira.
Autossuficiência é sinónimo de independência.
in Dicio
IFRA - FIRE
Acrónimo para INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA, REFORMA ANTECIPADA - FINANTIAL INDEPENDENCE, RETIRE EARLY, opção de vida que se tem tornado cada vez mais popular em que as pessoas poupam parte dos seus ordenados, aplicam-nos em bens que lhes permitam recolher dividendos e optam por viver uma vida independente deixando de trabalhar por completo ou trabalhando apenas pontualmente ou a tempo parcial (por exemplo, alugam o seu apartamento na cidade e vivem modestamente no interior do país).
MBNV - SHTF
É literalmente o acrónimo para SHIT HITS THE FAN, que traduzido livremente significa algo como a "MERDA BATER NA VENTOINHA", tem o intuito de demonstrar quão complicada será a situação, para uns poderá ser uma catástrofe natural ou crise económica enquanto que para outros é um termo a empregar apenas perante um cenário apocalíptico global.
Prontidão
1. Característica do que é pronto;
2. Rapidez ou agilidade;
3. Desembaraço ou facilidade;
4. Simplicidade de entendimento ou de efectivação.
in Léxico
1. Diligência acompanhada de boa vontade.
2. Facilidade (de compreensão ou de execução).
in Priberam
Acto de estar disponível, desimpedido, pronto para agir imediatamente.
in Dicionário Informal
Sobrevivencialismo
Sobrevivencialismo é o nome de um movimento, ou estilo de vida, que abrange pessoas que se preparam para enfrentar emergências ou adversidades que podem mudar drasticamente o seu modo de viver. O indivíduo que adopta esse estilo de vida é chamado de "sobrevivencialista" ou "preparador".
O sobrevivencialista é alguém que decidiu não deixar aspectos críticos e essenciais à sua vida ou de sua família sob a responsabilidade do governo ou mecanismos de ajuda humanitária.
São pessoas que buscam a autossuficiência sob diversas perspectivas e para isso realizam treinamentos e adquirem equipamentos que podem ser essenciais à manutenção da vida, como por exemplo, kit de primeiros socorros, arma para defesa pessoal e ainda stocks de água e alimentos.
No Brasil os principais aspectos que levam o cidadão a se tornar um sobrevivencialista são os receios por factores como a ruptura da ordem social, crises económicas, desastres naturais ou causados pelo homem, a violência urbana, crises de abastecimento.
Uma das prerrogativas do sobrevivencialismo é a preparação prévia para lidar com estes incidentes, antecipando ou atenuando os efeitos primários ou secundários da ameaça, um bom exemplo desta preparação é ter uma lanterna a postos para enfrentar um apagão, um extintor de incêndio (mesmo sem necessidade por lei) e uma diversidade de itens e conhecimentos aplicáveis em situações de dificuldade.
Márcio R. Andrade in Guia do Sobrevivente, 09/06/2015