E sim, a Meta e o Google permitem os anúncios de páginas falsas, desde que lhes paguem os anúncios eles anunciam o quer que seja, razão pela qual os preppers portugueses estão a receber no seu feed imensas sugestões de páginas falsas que afirmam vender casas de madeira, de contentores ou modulares. Trata-se de conteúdo patrocinado (pago pelos burlões).
Se correr mal, o Google e a Meta podem sempre culpar a Rússia por ter criado esses anúncios (como fazem quando as eleições coiso e tal).
Há toda uma indústria de criação de páginas falsas com maquinaria e casas modulares cujo alvo é quem queira viver fora da grelha, até o Project Kamp foi vítima de uma burla destas.
Eis o nosso manual para totós para determinar se uma página deste tipo é verdadeira ou falsa.
1º Os preços, se forem muito abaixo do preço do mercado, sugerimos que procurem essa máquina ou casa no Alibaba ou Aliexpress, a China fabrica praticamente todos os contentores, casas modulares e de madeira do mundo, são a opção mais barata, se essa casa estiver no catálogo mais cara que no site, é porque o site é falso;
2º O endereço, peguem no endereço da empresa e pesquisem no Google Maps se é real, vejam as opções de vista de satélite e o street view, nos sites que pesquisamos os endereços são ou de outras empresas ou de prédios residenciais, normalmente em Paris ou Barcelona.
3º Peçam para visitar, se a empresa for em Espanha, Andorra ou até França, vale a pena meterem-se no carro (o combustível até é mais barato passando a fronteira, bem como as portagens) e vão lá ver, acreditem que é bem mais barato gastar umas centenas de euros numa viagem do que vos roubarem milhares de euros.
Provavelmente esta mensagem chegaria mais longe se tivéssemos criado um vídeo em vez de um texto... lá chegaremos.
Flávio Gonçalves
Sem comentários:
Enviar um comentário